LOGÍSTICA : Transporte Aéreo
O presente trabalho visa mostrar a modalidade de transporte de cargas aeroviário, seu funcionamento, vantagens e desvantagens, veículos utilizados, quem usa assim como seu funcionamento ao longo da cadeia logística.
Conceito
Dado como o transporte de movimento de pessoas e mercadorias pelo ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias com urgências na entrega ou de alto valor agregado.
Funcionamento do modal aeroviário
É o tipo de modal mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais, por sua velocidade e segurança. A maioria das aeronaves possui estruturas para transporte de bagagens e/ou cargas. Esses compartimentos podem ser mistos, carga e/ou passageiro, ou individuais, somente carga, somente passageiro.
Devido a sua grande movimentação ele pode ser dividido em:
Internacional – transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.
Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.
As cargas que utilizam esse modal são na maioria das vezes mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas.
Usa-se também paramercadorias perigosas deverão ser autorizadas pela própria empresa aérea e terão de ser correta e totalmente identificadas, de modo que, quem as manipule possa ter o devido cuidado. Como exemplos comuns são aerossóis, materiais bélicos, barómetros (podem conter mercúrio), baterias (podem conter ácidos), materiais de branqueamento/alvejamento, aparelhagem de