Logosofia: ciência de luz ou de trevas?
DJALMA CEREZINI FILHO
LOGOSOFIA:
Ciência de luz ou de trevas?
ALÉM PARAÍBA – MG
2012
DJALMA CEREZINI FILHO
LOGOSOFIA:
Ciência de luz ou de trevas?
Trabalho de conclusão de curso do tipo resenha submetido ao Núcleo de Trabalhos de Conclusão de Curso – NTCC do Curso de Teologia do SETAP, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de bacharelado.
Orientador: Ms. Wisnael de Souza
ALÉM PARAÍBA – MG
2012
CURSO DE INCIAÇÃO LOGOSÓFICA:
Estudo e prática dos conhecimentos que o integram.
Djalma Cerezini Filho
RESUMO “Curso de Iniciação Logosófica: Estudo e prática dos conhecimentos que o integram” (Editora Logosófica, 2009, 104 páginas) escrito em 1963 pelo pensador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche. Suas teorias são de que o homem por si mesmo pode alcançar a felicidade e uma vida melhor através do autoconhecimento e desenvolvimento correto de suas faculdades mentais e intelectuais. Segundo o autor o todo o elemento de conforto e juízo para o espírito do homem é conseguido pelo pleno desenvolvimento das aptidões e exercício sem limitações de sua inteligência pessoal.
Palavras-chave: Logosofia, Espírito, Inteligência, Humanismo.
O autor inicia sua argumentação declarando a falência da cultura vigente, seja ela ocidental ou oriental toda a cultura atual falha pela base. A incapacidade desta cultura de promover ao homem o conhecimento de si mesmo e também do mundo mental que o rodeia levam Carlos Bernardo González Pecotche a proferir a seguinte sentença:
“Não lhe ensinou a compreender, amar e respeitar o Autor da Criação, nem a descobrir sua Vontade através de suas Leis e das múltiplas manifestações de seu Espírito Universal.” (grifo nosso)
Partindo desta conclusão o autor embasa sua teoria e propõe aos leitores o exercício das faculdades que segundo ele estão adormecidas no interior de cada um dos homens. Sempre enfatizando a