Logistica
Professora: Daniele
Aluno___________________________________
MARKETING
Um exagero, mas a cobra foi quem primeiro aplicou o conceito de marketing, quando usou técnicas de persuasão para vender a maçã a Eva e, esta, a Adão. Ou ainda quando um bebê chora pedindo algo.
Marketing deve ser encarado como uma filosofia, uma norma de conduta para empresa, em que as necessidades latentes dos consumidores devem definir as características dos produtos ou serviços a serem elaborados e as respectivas quantidades a serem oferecidas.
Historicamente, a transição da economia de produção à economia de consumo processou-se através do marketing, desde os primórdios da revolução industrial, quando a produção em massa encontrou a chamada economia de escala na fabricação. A partir desse momento surgiu o dilema: como compatibilizar a capacidade de produção com a capacidade de consumo, e vice-versa? Que mercados existem e para que produtos e serviços?
Abordagem interdisciplinar de Marketing
A interpretação do marketing envolve uma abordagem interdisciplinar de áreas como a economia, psicologia, psicologia social, sociologia, antropologia, do estado físico social, de inteligência, até mesmo da física, da engenharia, da pesquisa operacional, da matemática, etc. Como se trata de muitas áreas e todas são importantes, abordaremos logo adiante a Psicologia, para entendermos como o consumidor é levado a ação de compra pelo mercado.
A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E A CAPACIDADE DE CONSUMO
Em uma economia estável, haveria um equilíbrio perfeito entre produção e consumo.
Como o desequilíbrio faz parte da economia de mercado, quando a capacidade de consumo diminui e a capacidade de produção aumenta, surge a necessidade de criar ou estimular o mercado (ou até mesmo abandoná-lo).
Surge então o papel do marketing, tentando estimular o consumo, reduzindo preços ou oferecendo vantagens e divulgando através da