Logistica
Precisão. Em segundo lugar, as informações logísticas devem refletir com precisão o status atualizado e incorporar atividades periódicas de avaliação, em casos como pedidos do cliente e níveis de estoques. Define-se precisão como grau de conformidade entre as informações geradas pelo LIS e as contagens físicas ou o status atualizados. Para que as operações logísticas funcionem sem contratempos, é, por exemplo necessário que o estoque mostrado pelo sistema som uma precisão superior a 99%. Quando não há grande consistência entre os níveis de estoque físico e o estoque mostrado pelo sistema de informações, é necessário manter estoques reguladores de segurança, para reduzir a incerteza do estoque.
Atualização em Tempo Hábil. Em terceiro lugar, as informações logísticas devem ser atualizadas em tempo hábil, a fim de proporcionar feedback rápido de informações aos níveis gerenciais. Tempo de atualização é a diferença entre o momento em que uma atividade ocorre e o momento em que ela se torna visível no sistema de informações. Em algumas situações, por exemplo, o sistema leva horas ou mesmo dias para reconhecer um novo pedido como demanda firme, pois nem sempre o pedido é incluído diretamente no banco de dados de demanda ativada. Como resultado, ocorre um atraso na identificação de demanda real, o que reduz a eficácia do planejamento e acarreta aumento de estoque.
Outro exemplo de informações atualizadas em tempo hábil é a rapidez das atualizações de estoques quando um produto passa do status de “estoque em processo” para o “estoques de produtos acabados”. Embora possa haver um fluxo físico contínuo de produtos, o status do sistema