Conceitos basicos da gestalt-terapia
Trabalho de Humanismo
Prof.Thabata – Turma T35CD
Alunas:Rosana Ferreira de Medeiros Rejanie Maria Correia Veras Reis
Conceitos Básicos da Gestalt Terapia: Mecanismos Neuróticos:
A neurose está vinculada ao acúmulo de necessidades não satisfeitas, cuja satisfação foi prematuramente interrompida, ou seja, repetidas dificuldades de ajustamento entre o organismo e seu meio.Os mecanismos neuróticos se opõem ao livre desenrolar do ciclo de satisfação das necessidades. Esses mecanismos de defesa ou de evitação de contato podem ser saudáveis ou patológicos conforme sua intensidade, maleabilidade e oportunidade. Os quatro principais Mecanismos Neuróticos são: Introjeção, Projeção, Confluência e Retroflexão. A neurose é causada pelo enrijecimento na falta de fluxo de seus mecanismos. Pois em um mecanismo neurótico sadio esses fluxos se entrelaçam o tempo todo. Introjeção:
Não envolve nenhum filtro seletivo incorporando o que recebemos do ambiente. Ao introjetar não temos a oportunidade de desenvolver a nossa própria personalidade, ou seja, incorporar atitudes, padrões e modos de agir e pensar que não verdadeiramente nossos. O trabalho do psicoterapeuta é ensinar o outro a si reconhecer e nomear o que é e não o que deveria ser. Faz o si mesmo responsável pelo que na realidade faz parte do meio. Faz como os outros gostariam que ele fizesse.
Exemplo: Engolir sem mastigar. Ao ler um livro, eu interpreto conforme o meu entendimento podendo assim transcrevê-lo com minhas palavras e não fazendo uma cópia do livro. Projeção:
É o lado inverso da Introjeção, tendência de manter o mundo do eu. A projeção é reconhecida pela sua frequência e intensidade.Faz o meio responsável pelo que se origina na própria pessoa. Incapaz de suportar a responsabilidade seus próprios desejos, sentimentos e vontades, se liga a objetos ou pessoas do