LOGISTICA
Maria Eduarda da Silva Almeida
LOGISTICA E TRANSPORTES DE CARGA NO BRASIL
PAULISTA
2015
FACULDADE JOAQUIM NABUCO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIA EDUARDA DA SILVA ALMEIDA
LOGISTICA E TRANSPORTES DE CARGA NO BRASIL
PAULISTA
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 O SISTEMA LOGÍSTICO DE TRANSPORTE DE CARGAS 5
1.1. O Planejamento do transporte e da logística e o papel da administração pública 5
1.2. Distribuição da Logística de transporte no território brasileiro 6
2. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA 13
2.1. A infraestrutura 14
2.2. Os Planos de Logística e Transporte no Brasil 16
2.3. Contabilidade Gerencial aplicada à logística 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
Atualmente, a logística de uma organização é tida como um fator estratégico de grande importância, pois a função desta atividade tem como objetivos a eficiência da obtenção em diversos setores. No ano de 2007 foi lançado, em âmbito nacional, o Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), desenvolvido pelo Ministério dos Transportes em cooperação com o Ministério da Defesa. Com o objetivo de formalizar e perenizar instrumentos de análise, sob a ótica logística, que dão suporte ao planejamento de intervenções públicas e privadas na infraestrutura e na organização dos transportes.
Sem transportes, produtos essenciais não chegariam às mãos de seus consumidores, indústrias não produziriam, não haveria comércio externo. Qualquer nação fica literalmente paralisada se houver interrupção de seu sistema do mesmo, além disso, transporte não é um bem importável. No caso de um país de dimensões continentais como o Brasil, este risco se torna mais crítico.
Como indicativo das ameaças impostas pela falta de planejamento e controle do setor de transportes nacional, pode-se citar o risco de se ter um transporte incapaz de acompanhar o crescimento da demanda por qualidade. Alguns sintomas deste