Logistica
Pode-se entender como abordagem enxuta (lean) todos os resultados efetivos e consistentes alcançados utilizando um número menor de recursos. Um bom exemplo de comparação para entendermos melhor o conceito, seria: a Toyota e a General Motors (GM). A empresa GM foi, líder de vendas desde 1932, porém no primeiro trimestre de 2007, a empresa Toyota (referência nas práticas enxutas) vendeu 900 mil automóveis a mais, podendo ainda ser somado mais sete anos de lucros recordes consecutivos (mesmo quando vendia menos que a GM), porém mesmo quando a GM era superior em número de vendas comparada com a Toyota, a empresa mesmo assim somava prejuízos sucessivos. Na logística, os clientes podem ser consumidores, fabricantes ou varejistas e que ao tentar propor uma discussão dos princípios enxutos da logística, temos de explorar algumas questões como: como especificar valor para os clientes (não-consumidores)?, como fazer com que os princípios da Produção Enxuta ser transportados para a logística? e como fazer para os conceitos, ferramentas, técnicas e métodos de Produção Enxuta serem adaptados para a logística?.
Tanto a visão de produção enxuta como a logística enxuta, indicam que a empresa deverá reduzir as perdas que ocasionam normalmente o acúmulo de estoques, porém a abordagem não pode ser a mesma, pois na Logística Enxuta há uma parte que se referente a valor (disponibilidade) e outra (excesso de estoques), ou seja, existe a idéia de compensação, por exemplo, o nível do estoque é determinado pela velocidade do transporte.
Uma das barreiras existentes à cooperação com o intuito de reduzir o estoque, tem como origem nas diferenças de interesse entre cliente e fornecedor relacionado ao planejamento, pois o primeiro deseja maior flexibilidade no atendimento e o outro, grandes prazos e planos firmes. conjunto de indicadores que o parceiro persegue a eficiência operacional. Através de medidas como o giro de estoques, número de funcionários MB por