Logistica
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANA PAULA B. A. LOBO
DAIANE MIAKI NISHIMUTA
JANAINA LARA
JULIANA CRISTINA MANOEL
POLIANE TOMAZELA
RODRIGO FERNANDES
THALLES ALBIERO
Logística
VOTORANTIM
2014
ANA PAULA B. A. LOBO
DAIANE MIAKI NISHIMUTA
JANAINA LARA
JULIANA CRISTINA MANOEL
POLIANE TOMAZELA
RODRIGO FERNANDES
THALLES ALBIERO
Logística
Trabalho como avaliação parcial da disciplina Logística curso de Administração, da Faculdade Pitágoras.
Prof° Romualdo Lucchesi
VOTORANTIM
2014
Respostas das questões do trabalho Parcial 1
1. A Santa Clara (Saint Claire), multinacional americana instalada no Brasil desde 1958, com 45 empresas instaladas ao redor do planeta, é uma das principais fornecedoras de materiais de higiene e limpeza do mundo. O faturamento em 1.996 apenas no Brasil representava 8,11 % de 3,7 bilhões de dólares do conglomerado. Uma fatia considerável para época.
As distribuições da empresa eram feitas por sua vez, através de terceiros contratados para a entrega e distribuição para seus clientes. A logística era de forma pensada, pois a fábrica era subdividida em mini fábricas com seus depósitos de produtos acabados para o atendimento mais rápido e eficaz. Porém, as falhas eram constantes nas entregas e no atendimento direto ao seu cliente.
Preços justos e produtos de qualidade, a Santa Clara estava com boa demanda a partir do plano Real, mas deficiente na logística de pedidos e atendimento ao cliente e apenas 10% dos pedidos eram entregues dentro do prazo.
As falhas aconteciam dentro da empresa e fora. Não tinham uma ferramenta que pudesse dar suporte aos seus vendedores, quanto à maneira de verificação em tempo real de seus estoques, pois os Imputs eram falhos e consequentemente repassados as entregas até o cliente.
Com uma visão macro, seus gestores conseguiram mapear o processo e identificar os problemas na sua raiz. Automatizando setores,