Logistica
As Atividades-Chave são caracterizadas, também, por contribuírem majoritariamente para o Custo Logístico Total e serem essenciais à coordenação eficaz e à conclusão das tarefas logísticas.
As Atividades de Suporte, embora possam ser críticas quanto às atividades-chave em algumas circunstâncias, são consideradas como contribuintes para a realização da missão logística.
Além disso, nem todas as empresas possuem todas as atividades de suporte. Por exemplo: produtos como ferro e brita não precisam de proteção de armazenagem; já produtos como carnes e laticínios precisam de condições especiais. Atividades-Chave Transporte
O Transporte é essencial porque nenhuma empresa moderna pode operar sem realizar a movimentação de suas matérias-primas e/ou produtos acabados. Sua principal função:
- Definir os fluxos de movimentação de produtos;
- Selecionar e combinar dos modais de transporte; e- Selecionar roteiros e equipamentos. Estoque
O estoque é essencial à gestão logística porque geralmente é impossível ou impraticável fornecer produção instantânea e cumprir prazos de entrega aos clientes. Ele funciona como um “pulmão” entre a oferta e demanda, de forma que a disponibilização de produtos aos clientes possa ser mantida. Suas funções:
- Guardar produtos organizadamente;
- Definir o número, tamanho e local dos pontos de estocagem; e- Manter níveis adequados para atendimento.
Do ponto de vista do cliente, o transporte adiciona valor de lugar aos produtos e serviços, enquanto o estoque adiciona valor de tempo. Fluxo de