logistica
Foi criado em 1956 pelo empresário português Julio Simões. Começou as suas atividades fazendo o transporte de produtos hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, para o Rio de Janeiro. Depois passou a fazer o transporte de “cargas pesadas”, especializando-se neste segmento3 . Atualmente é a maior empresa de transporte rodoviário do Brasil e possui 144 filiais espalhadas pelo país e presença na Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela. Em 2013, o faturamento do grupo chegou a R$ 5,2 bilhões.4
Atualidades
Hoje atua em diversos ramos, como transportes de cargas gerais, logística e cadeia de suprimentos, aluguel e gestão de frota, comercialização de veículos, transporte de passageiros por ônibus de fretamento, e pela CS Brasil, uma empresa do grupo, atua em serviços públicos, alugando máquinas e equipamentos para obras, aluguel de veículos para órgãos públicos, na coleta de lixo e limpeza de ruas e avenidas e no transporte urbano de passageiros.
Seu principal investimento hoje, é um terminal intermodal (rodoviário e ferroviário) em Itaquaquecetuba (Grande São Paulo) 5 . É a maior transportadora de cargas do Brasil, e possui números grandiosos, como 12.000 funcionários, 2.000 caminhões, 10.000 carros, 887 ônibus, 5.900.000 passageiros transportados por mês e 6.100.000 litros de combustível consumidos, também por mês.
Em 2007, adquiriu a Lubiani Logística, empresa de Piracicaba/SP com mais de 1.000 veículos.
Em abril de 2008, a JSL foi eleita uma das três melhores operadoras logísticas do Brasil (Prêmio Volvo de Logística), concedido aos dez melhores prestadores de serviço deste mercado, apontados por 377 executivos das mil maiores indústrias do país. A pesquisa é feita pelo Centro de Estudos em Logística (CEL/Coppead) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Entre dez segmentos analisados, a JSL