Logistica
TECNOLOGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS
NOME
LOGÍSTICA
A IMPORTÂNCIA DE SUPRIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES
Vespasiano
2009
NOME
LOGÍSTICA
A IMPORTANCIA DE SUPRIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Processos Gerenciais.
Orientador:
Professor supervisor:
Vespasiano
2009
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 6
3 OBJETIVOS 7
3.1 OBJETIVO GERAL 7
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8
5 METODOLOGIA 13
5.1 DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO 14
5.2 COLETA DE DADOS 14
5.3 TÉCNICA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 14
6 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 16
7 CRONOGRAMA 17
8 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos estas estratégias passaram a ser utilizadas também pela empresas, com a evolução industrial as empresas passaram a necessitar de um mecanismo que auxiliasse os processos de fabricação e distribuição.
Atualmente cada vez mais o nível de exigência dos clientes vem crescendo o que tem levado as organizações a adotarem processos mais eficientes e eficazes que resultem em ganhos para as empresas. A Logística Empresarial, que anteriormente já foi vista como um simples centro gerador de custos passou a exercer um papel de extrema importância, quer seja na administração privada, quer seja na administração pública, passando a um centro estratégico para a geração de resultados.
Considerando o que define CARDOSO (1999), que Logística é o processo de controle e planejamento das atividades que compõem o fluxo de materiais do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender as necessidades dos clientes com os menores custos.
O conceito nos remete tanto a esfera privada quanto a pública, uma vez que ambas possuem necessidade de suprimentos.
Alguns estudos demonstram que o