Logistica
Hoje as organizações devem se adaptar as necessidades e exigências do mercado, na qual devem ser hábeis e flexíveis as mudanças, para que possam se manter no mercado de forma sólida, eficiente e obtendo rentabilidade. Uma das formas de desenvolver os processos e melhorar o desempenho da organização é adotar a logística em sua filosofia. Logística é a melhor forma de atender as necessidades dos clientes e, criar vantagens competitivas através dos processos de planejar, implementar e controlar os fluxos de materiais e informações, desde o ponto de origem até o ponto de consumo – com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes agregados aos produtos oferecidos a um custo razoável.
Palavras-chave: Logística, transporte, gestão, estoques.
1 INTRODUÇÃO
A logística ao contrario do que muitos pensam não se resume somente em transporte, envolve diversos fatores. Compreende principalmente o planejamento pratica e controle dos processos.
A integração da logística nos processos faz com que se agregue maior valor aos produtos oferecidos através dos serviços, como atendimento, processos, transporte, entre outros. Uma logística consistente faz com que os clientes criem uma confiança pela empresa.
O objetivo principal da logística é oferecer confiança e satisfação aos clientes com diferenciação e excelência, através dos produtos e serviços com maior valor agregado. E também, ao mesmo tempo gerar rentabilidade para a empresa perante seu desempenho.
Este trabalho tem por objetivo, mostrar o que é Logística, os objetivos principais, funções, procedimentos e viabilidade de implantação nas empresas.
2 LOGÍSTICA
2.1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA
A palavra Logística tem origem da palavra grega “Logistikos”, que é derivada da palavra “Logisticus”, ambos significam cálculo e raciocínio (matemático). (Atoslog, 2012)
A Logística teve sua origem nas guerras, onde esta ligada diretamente ao processo das atividades militares, suprimentos,