LOGISTICA
RESUMO
A Logística Internacional é fundamental para o sucesso nas operações de importação ou exportação. Dentro do diversos elementos da logística, a definição da modalidade e via de transporte é um dos pontos básicos para a correta escolha, deverão ser observados critérios como: urgência da entrega, custos de transporte, localização geográfica do exportador e importador, segurança, etc. Quanto melhor a infra-estruturar de portos, aeroportos rodovias e ferrovias de um país, mais facilmente ele comercializara seus produtos no mercado globalizado. Estruturas deficientes trazem aumento de custos, perdas de produção, atrasos na entrega e não raras vezes, inviabilizam as operações de compra e venda internacional.
Palavras-chave: Infraestrutura, Modal, Elementos.
1. INTRODUÇÃO
Logística é agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva, é uma evolução natural do pensamento administrativo. Também, em sua descrição clássica, tem o objetivo de providenciar bem e serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada ao menor custo possível. (BALLOU; 2001, p.19)
As demais atividades que norteiam as negociações internacionais são importantes, porém a nota-se que atividade logística demonstra fazer a diferença em se tratar de competitividade.
A logística internacional é uma ferramenta imprescindível para a expansão do comércio exterior mundial, uma vez que pode ser utilizado estrategicamente como um diferencial competitivo nas negociações internacionais, e não somente como um mero instrumento operacional.
Conquistar ou reter mercados e clientes depende cada vez mais das habilidades de uma empresa em entender os desejos de seus clientes e a utilizar a logística adequada ao país no qual deseja- se prospectar proporcionará um custo-benefício para os empresários da área.
O desenvolvimento do comércio internacional trouxe a