LOGISTICA
Trabalho individual
Valor: 25 pontos
Nome: ________________________________________________________________
Logística e Carnaval de Salvador
Passada a folia momesca na cidade de Salvador é chegada a hora de tentar fazer uma analogia entre a Logística e os acontecimentos característicos desse período festivo. Iniciaremos no período pré-festa onde se observa a chegada de centenas de milhares de turistas de todas as partes do mundo para Salvador. Dessa maneira, falamos do aumento na demanda dos aeroportos, rodoviárias, estradas e também dos portos, uma vez que a temporada de cruzeiros marítimos está cada vez mais intensa nessa época do ano.
Turistas em demasia significam cidade cheia, restaurantes cheios, shoppings lotados, praias, pontos turísticos, etc. Consequentemente isso demanda sistemas de transportes, ressuprimento de lojas, bares, restaurantes, intensificação da coleta de lixo, uma vez que a geração do mesmo é ampliada. Enfim, esses são alguns exemplos de “logística pura” e as suas consequências no período de pré-carnaval na cidade de Salvador.
Iniciada a festa podemos citar diversos outros acontecimentos de “logística pura”, a saber: operação especial da polícia militar, técnicos e médicos da secretaria de saúde, profissionais da área de transportes urbanos, agentes de trânsito, limpeza urbana, etc. Enfim, todos esses segmentos profissionais montam mega-operações logísticas para darem todo o conforto possível ao folião nas ruas da cidade. Porém, não se pode deixar de lado os profissionais do “entretenimento”, que trabalham e montam as estruturas de blocos e camarotes com serviços dos mais diversos: da água mineral às massagens relaxantes após um dia de folia. O que estaria por trás de todos esses fornecimentos e prestações de serviço senão a boa e velha Logística?
A festa do carnaval, o desfile dos blocos, a apresentação dos artistas são legítimas operações logísticas. Primeiro, falaremos do transporte, pois