logistica
Hoje em dia as empresas necessitam de maneiras e padrões para melhorar suas atividades, observando sempre as mudanças do mercado, qual está muito acirrado, surge à necessidade de agilidade, eficiência, qualidade e competência em suas tarefas.
Nesse contexto, o mercado profissional da área logística tem como objetivo desempenhar atividades buscando sempre como base conceitos adquiridos em administração, ética, politica, sociedade, economia, empreendedorismo e sistemas de informação. Que serão relatados a seguir de forma técnica e de fácil absorção didática.
1.1 A Teoria de Taylor
Taylor nasceu nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 e é considerado o pai da Administração em suas bases científicas. Iniciou sua carreira como operário e depois como engenheiro, chegando a ocupar cargos em altos postos nas empresas norte-americanas.
Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas.
No seu principal livro, Os Princípios da Administração Científica, publicado em 1911, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas.
Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha (autoridade vertical).
A seguir descrevemos os principais pontos de sua teoria:
Princípios científicos em substituição ao empirismo: com o objetivo de instituir a prática administrativa científica, baseada em princípios e não no processo de tentativa sob risco;
Divisão do trabalho: determinando, através das regras básicas, a divisão em