logistica
Em Angola, o complexo processo histórico do país, marcado por um prolongado conflito político-militar desarticulou o espaço e enviesou a noção de tempo.
A logística é, neste sentido, um conceito da paz (embora tenha sido primitivamente muito influenciado pela investigação operacional militar),na exacta medida em que a sua emergência em Angola resulta da pacificação dos países.
Governo e agentes económicos reaprendem a vastidão do espaço Angolano e interiorizam uma nova abordagem ao tempo e a acção de ambos os conceitos sobre as escolhas dos agentes económicos.
CONCEITO DA LOGISTICA
A Logística é a área da Administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias. É o conjunto de: Planejamento, Operação e Controle do Fluxo de Materiais, Mercadorias, Serviços e Informações da Empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas, desde a Produção até a Entrega, assegurando vantagens competitivas na Cadeia de Distribuição e, conseqüentemente, a satisfação dos clientes.
IMPORTANCIA
Segundo Ronald H. Ballou evidencia a importância da Logística Empresarial da seguinte maneira:
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. A logística é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Além disso, os consumidores não residem próximos donde os bens ou produtos estão localizados. Este é o problema enfrentado pela logística: diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os