logistica
UNIDADE I - Introdução a Administração de Materiais
1.1. Evolução Histórica e sua importância para as organizações empresariais
Até a década de 1950: o gerenciamento dos materiais nas organizações restringiam-se ao: almoxarifado ou diretor/dono da organização.
A partir de 1956: implantação da industria automobilística nacional – produção e montagem de fusquinhas.
Os materiais deixaram de ser tratados como artigos físicos para serem considerados investimentos.
A partir daí, a Administração de Materiais começou a assumir de fato a real importância que lhe deve ser atribuída.
A partir do governo de Juscelino Kubitschek (Plano de Metas – 1956-1961) uma vigorosa política de industrialização foi posta em prática e novos fatos contribuíram para aumentar e reforçar a importância atual da Administração de Materiais.
O país começou a experimentar uma melhoria em termos de crescimento e desenvolvimento econômico.
1.2. Conceitos e finalidade da Administração de Materiais
Atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente (FRANCISCHINI & GURGEL, 2002).
É um sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.
1.2.1. Subsistemas da Administração de Materiais
1.2.2. Materiais
Todos artigos essenciais para atividade produtiva da organização empresarial (matérias-primas, materiais secundários, máquinas, equipamentos) e aqueles artigos necessários para manter a organização em funcionamento, como também o seu produto acabado.
1.2.3. Finalidade da Administração de Materiais Assegurar o abastecimento contínuo de artigos essenciais para a organização empresarial, de acordo com as especificações requeridas, em prazos