logistica
GATOS LOGISTICOS REPRESENTAM DE 5 A 10% DO FATURAMENTO DAS EMPRESAS.
AS 4 FASES DA LOGISTICA:
1ª FASE ATUAÇÃO SEGMENTADA (EFICENTE – CUSTO/QUALIDADE: NÃO) CENÁRIO: PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL; LACUNAS DE DEMANDAS (AUTOMOVEIS, ELETRODOMESTICOS, ETC); MARKETING ERA DIRECIONADOPARA A FAMILIA PADRÃO (PAI TRABALHANDO FORA, MAE DONA DE CASA E DOIS FILHOS NA ESCOLA). CARACTERISTICAS: PRODUTOS ERAM PADRONIZADOS (GELADEIRA COR BRANCA); NÃO HAVIA AINDA OS SISTEMAS SOFISTICADOS DE COMUNICAÇÃO E INFORMATICA.
O ESTOQUE ERA ELEMENTO CHAVE DA CADEIA DE SUPRIMENTO.
FORMAÇÃO DE LOTES ECONOMICOS PARA TRANSPORTAR PRODUTOS, COM O USO DE MODOS DE TRANSPORTE DE MENOR CUSTO, E COM VEICULOS DE MAIOR CAPACIDADE DE CARGA.
QUANTIDADE ECONOMICA DE PEDIDO, A FIM DE MINIMIZAR O CUSTO DO INVENTÁRIO, TRANSPORTE E DE ELABORAÇÃO DO PEDIDO.
2ª FASE INTEGRAÇÃO RIGIDA (EFICIENTE – CUSTO/QUALIDADE: NÃO) CENÁRIO: PRODUTOS MAIS DIFERENCIADOS, COM TAMANHOS E ACABAMENTOS DIFERENCIADOS; NOVOS PRODUTOS FORAM INCORPORADOS AO LAR, COMO TV, SOM, FORNO MICROONDAS. CARACTERISTICAS: BUSCA INICIAL DE ORGANIZAÇÃO, INTEGRADA A CADEIA DE SUPRIMENTO, MAIS AINDA MUITO RIGIDA; NÃO PERMITIA A CORREÇÃO DINAMICA DO PLANEJAMENTO AO LONGO PRAZO; INTRODUÇÃO DA INFORMATICA NAS OPERAÇÕES (CARTOES PERFURADOS E FITAS MAGNETICAS); PERMITIA O TRATAMENTO MAIS SOFISTICADO DE UMA VARIEDADE DE PROBLEMAS.
CRESCIMENTO DOS NIVEIS DE ESTOQUES NA CADEIA PRODUTIVA.
INTEGRAÇÃO FORMANDO UM DUTO RIGIDO, COM OTIMIZAÇÃO DOIS A DOIS.
3ª FASE – INTEGRAÇÃO FLEXIVEL (ENFICIENTE – CUSTO/QUALIDADE: SIM) CENÁRIO: COMEÇOU O FIM DA DECADA DE 1980; INTEGRAÇAO DINAMICA E FLEXIVEL ENTRE OS AGENTES DA CADEIA DE SUPRIMENTO; FLEXIBILIDADE ACONTECE DENTRO DA EMPRESA E NAS INTER-RELAÇÕES DA EMPRESA COM SEUS FORNECEDORES E CLIENTES; A INFORMATICA POSSIBILITOU, INTERAÇÃO DINAMICA; TROCA DE INFORMAÇÕES NA CADEIA DE SUPRIMENTO; A UTILIZAÇÃO DO CODIGO DE BARRA;
CARACTERISTICAS: