logistica
INTRODUÇAO:
A Logística nasceu das grandes guerras, praticamente numa necessidades de transportes, suprimentos tanto na aérea de alimentação como no suprimento de armas, munições, fardas, etc. Após as grandes guerras, a logística foi aprimorada para as necessidades das empresas, indústrias, etc. Também para suas necessidades de armazenamento, suprimento, transportes, etc.
Agora veremos um pequeno resumo do seguimento da Logística de transportes Internacionais:
Dentro deste seguimento, também podemos ter uma visão da tão famosa Globalização, pois a Logística de Transporte Internacional tem seu ponto de origem que sempre será um determinado País, para outro País como seu Destino final, daí a Globalização. Esta Logística pode ser de vários modais: Aéreo, Marítimo, Rodoviário, Ferroviário, como os mais conhecidos e usados no Brasil.
• Aéreo: Este é mais procurado quando existe uma certa urgência para o uso da carga por parte do Consignatário ou destinatário, uma vez que seu valor de frete é mais caro com relação aos outros modais. Ou quando sua quantidade, peso e cubagem são de pequenos valores, ou seja, pouco!!
• Marítimo: Já este é o inverso do modal aéreo, pois é mais procurado quando não se tem tanta urgência no uso da mercadoria e o importador está transportando em grandes quantidades uma mercadoria que é relativamente pesada e grande. O tempo de um ponto de origem mais longa é o da Ásia para o Brasil que geralmente levam de 30 a 35 dias de viagem.
• Rodoviário: Este é mais procurado no transporte Internacional em cidades que fazem fronteiras com outros Países ou em transportes Multimodais como por exemplo: Uma parte segue via aérea até um certo aeroporto e depois de caminhão até a cidade de destino final por não haver aeroporto naquela cidade.
• Ferroviário: Este modal é mais usado no Sudeste do Brasil, mas não como transporte internacional e apenas para transportar geralmente cargas até um porto para depois seguir viagem via