logistica
Mensagem-chave de George Kohlrieser aos espectadores do Fórum HSM Family Business 2012 foi que não se tornem reféns da harmonia familiar. Conflitos devem ser encarados como oportunidades de crescimento
Saber como lidar com conflitos é uma habilidade importante para qualquer situação da vida profissional, sobretudo quando se está envolvido num negócio familiar. Por isso, o Fórum HSM Family Business 2012 contou com a participação de George Kohlrieser, que é professor do IMD, na Suíça, e uma das maiores autoridades mundiais em resolução de conflitos.
Segundo Kohlrieser, o empresário não deve evitar o conflito a ponto de se tornar um refém da harmonia familiar. “Há pessoas que fogem dos conflitos, porque só enxergam o que há de negativo neles. Isso é um erro. Devemos enfrentá-los e enxergar o que há de positivo em cada situação”, disse o professor. “Devemos ver o que há de positivo em cada conflito. O que foi possível aprender naquela situação. Quando acordamos, pela manhã, devemos dizer a nós mesmos que gostamos de conflitos. Gostamos de solucioná-los”, acrescentou.
Fingir que um conflito não existe também não funciona. Segundo Kohlrieser, ao se sentar numa mesa em que existe um conflito, não é possível agir como se tudo estivesse bem. “É como tentar esconder um peixe podre debaixo da mesa. As pessoas podem não vê-lo, mas todos sentem o seu mau cheiro. Por isso, é sempre melhor enfrentar a situação”, exemplificou.
As perdas são os principais motivadores de conflitos dentro das empresas. Do ponto de vista do especialista, superar perdas é uma das tarefas mais difíceis que existe. “É muito triste quando vemos empresas familiares que não conseguem lidar com a transição. Devemos aprender a abandonar o velho, abrir mão do que passou, dizer adeus e abrir as portas para um novo começo”, disse, citando, em seguida, que as perdas podem ser elencadas da seguinte maneira:
• Perda de vínculos – a quem estou ligado?
• Perda