logistica
O programa 5S é uma das mais conhecidas e utilizadas ferramentas de qualidade, pois visa mudar alguns hábitos das pessoas e um melhor comportamento para toda vida. O programa 5S não é apenas um evento epsódico de limpeza, mas uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.
Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, 1950, por Kaoru Ishikawa, com o objetivo de auxiliar na reestruturação do país, que necessitava reorganizar suas industrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós guerra.
È possível eliminar o disperdício (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no método “5S”. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para implantação da Qualidade Total naquele pais.
De acordo com as experiências de empresas que já implantaram o programa, a chave não é somente a aplicação dos conceitos, mas a mudança cultural de todas as pessoas envolvidas e a aceitação de que cada um deles é importante para melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física e mental dos trabalhadores e o sistema de qualidade.
Objetivo para as empresas:
• Melhorar a qualidade de vida dos funcionários, transformando o ambiente da empresa e as atitudes das pessoas;
• Aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios e reduzindo custos.
O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença no Sistema da Qualidade.
Os cinco conceitos são:
1º. S – SEIRI Senso de utilização
2º. S - SEITON Senso de arrumação
3º. S - SEISOH Senso de limpeza
4º. S – SEIKTSU Senso de saúde e higiene
5º. S – SHITSUKE Senso de disciplina
1º. S Seiri = Senso de Utilização/Descarte
Como praticar:
• Verificar o que é útil e necessário .
• Separar aquilo que não tem utilidade para o setor.
• Descartar o que não