Logistica
EMBALAGENS E SUAS FUNÇÕES LOGÍSTICAS
Trabalho da disciplina de Introdução à Logística.
Centro de Ensino Superior Cenecista de
Farroupilha (Cesf).
Prof. Eraida Klipler Rossetti
Farroupilha
2010
RESUMO
As embalagens, em geral, foram vistas, por muito tempo, apenas como revestimento para os produtos, apenas utilizadas para transporte e armazenamento. Com a competitividade do mercado e a globalização, o elo entre a empresa e consumidor torna-se cada vez mais uma estratégia de comunicação com o consumidor nas prateleiras.
Nas empresas, a embalagem não serve apenas para mostrar o produto com aparência agradável, mas como ela pode contribuir para reduzir custos, evitar perdas no transporte, melhorar o local utilizado para a estocagem, além de servir como uma ferramenta de Marketing, já que a embalagem é a janela que a empresa se apresentará ao mercado.
A respeito da imagem que é passada ao consumidor sobre o produto e a empresa, pode-se considerar como indispensáveis, a marca ou logotipo do produto, o formato das embalagens e também questões ecologicamente corretas, pois pode determinar, na hora da compra, qual produto será escolhido. Este ponto é fundamental, pois a aquisição do produto é o que move a indústria e é nessa hora que a embalagem está em maior evidência.
Palavras-Chave: Logística, Embalagem, Padronização e Meio-ambiente.
INTRODUÇÃO
A embalagem se tornou fundamental na vida de qualquer pessoa e principalmente nas atividades de qualquer empresa. O desenvolvimento das embalagens acompanhou o desenvolvimento das necessidades humanas. Atualmente elas estão presentes em todos os produtos nas mais diferentes formas e funções, que as tornam cada vez mais eficientes.
Por embalagem podemos entender o conjunto dos elementos materiais que, embora não façam parte do produto, são vendidos e agregam valor com ele, a fim de