logistica
No pós-guerra, um palestrante chamado Deming deu início a revolução japonesa na área da qualidade. Deming estava em missão oficial no japão, dando uma série de palestras e cursos para empresários japoneses, sobre métodos estatísticos na área da qualidade. Ele afirma que os gestores são responsáveis pela maioria dos problemas de qualidade na empresa e que seu papel principal é remover as barreiras na empresa que impedem a realização de um bom trabalho.
Para ele, sistema é uma série de atividades que trabalham em prol do objetivo de um mesmo organismo, enquanto que processo é uma série de fenômenos que se sucedem e são ligados por relação de causa e efeito.
A empresa é um grande processo, pois recebe insumos e transforma-os em produtos ou serviços para atender às necessidades de seus clientes. O fornecedor é a entidade que fornece produtos ou presta serviços a clientes, que pode ser uma empresa ou grupo de empresas, um setor, um processo ou pessoa da empresa, pode, portanto, ser interno ou externo à empresa. Entende como cliente, o destinatário de um produto ou serviço provido pelo fornecedor. O cliente pode ser uma empresa ou grupo de empresas; um setor da empresa; um processo da empresa; ou uma pessoa da empresa; pode, portanto, ser interno ou externo à empresa. Como produto ele entende ser o bem físico, tangível, resultante de atividades ou processos nas normas ISO, os produtos podem ser tangíveis ou intangíveis (ou uma combinação dos dois), e são classificados em: materiais e equipamentos; informações; materiais processados; e serviços. Por fim como serviço, o resultado gerado por atividades ou processos do fornecedor para atender às necessidades do cliente.
O custo tem como aspectos considerados, o custo para a organização e o preço para o cliente. O atendimento ou entrega é a dimensão da qualidade onde são medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços finais e intermediários de uma organização. A moral (relativo aos