logistica
A logística existe desde os tempos mais antigos. As guerras eram longas e nem sempre ocorriam próximo de onde estavam as pessoas, eram necessários grandes deslocamentos de um lugar para outro além de exigir que as tropas carregassem tudo o que necessitar.
Para fazer chegar carros de guerra, grandes grupos de soldados e transportar armamentos pesados aos locais de combate, era necessária uma organização logística das mais fantásticas. Envolvia a preparação dos soldados, o transporte, a armazenagem e a distribuição de alimentos, munição e armas, entre outras atividades.
Durante muitos séculos, a Logística esteve associada apenas à atividade militar. Contando com uma tecnologia mais avançada, a logística acabou por abranger outros ramos da administração militar. A logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.
A indústria japonesa produz eletroeletrônicos competitivos e, por isso, consumidos no mundo todo. Para conseguir estes resultados, foi preciso projetar e desenvolver o produto adequado, armazená-lo corretamente, controlar os estoques, transportar, distribuir e oferecer assistência técnica de acordo com o desejado por seus consumidores.
No Brasil, os alimentos são transportados das zonas rurais ate os centros urbanos. E, as mercadorias produzidas nas grandes cidades são levadas ate o campo, em geral percorrendo grandes distancias. Por ser capaz de promover essa integração, é que o transporte é a atividade logística mais importante.
Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a baixo do custo exige o que se chama de Logística de Transporte. A movimentação dos produtos pode ser feita de vários modos; rodoviário, marítimo, ferroviário e aeroviário. A escolha depende do tipo de mercadorias a ser transportado, das características da carga, da pressa e, principalmente, dos custos.
A