logistica
SÃO PAULO
2013
Novaes (2007) dividiu o processo de evolução da Logística em quatro fases: Atuação Segmentada, Integração Rígida, Integração Flexível e Integração Estratégica.
1° Fase da Logística (Atuação Segmentada)
A Logística Moderna praticamente se originou na Segunda Guerra Mundial. Além da atuação na frente de batalha, havia um grande contingente de indivíduos que trabalhavam na indústria bélica para suprir as tropas. Para que a fabricação ocorresse com agilidade, grandes fábricas foram instaladas, novos processos de controle da produção forma desenvolvidos e procurou-se padronizar os produtos ao máximo.
Após a guerra, a indústria procurou preencher importantes lacunas de demanda existentes no mercado consumidor (automóveis, eletrodomésticos, bebidas), aproveitando a capacidade ociosa e os novos processos de produção em série. O marketing desses produtos aproveitou o vácuo da desmobilização pós guerra e foi centralizado na família padrão da época. Os Produtos eram padronizados: geladeiras tipo único, na cor branca.
Não existia os sofisticados sistemas de comunicação e de informática disponíveis hoje. Quando um consumidor procurava um produto numa loja, como uma geladeira, por exemplo, o vendedor estava informado da disponibilidade daquele produto no estoque do depósito. Ao realizar a venda, preenchia manualmente uma nota ou um pedido. O documento era então enviado a um depósito, que separava a geladeira do estoque e programava sua entrega ao cliente. O nível de estoque era periodicamente revisto. Nos momentos certos, fazia-se uma avaliação das necessidades do produto. O varejista fazia então um pedido ao fabricante ou distribuidor, negociando preços, formas de pagamento e prazos de entrega. Nessa primeira fase da Logística, o estoque era o elemento chave no balanceamento da cadeia de suprimentos.
A fábrica mantinha seu próprio estoque de produto acabado assim como os depósitos