Logistica
O programa 5s teve origem nos Estados Unidos, mas desenvolveu-se na década de 60 no Japão, os pais ensinavam os seus filhos desde os princípios educacionais que iriam seguir até a fase adulta, como afirma Ribeiro (1994).
Este programa da qualidade está sendo usado no Brasil desde 1990 em empresas que buscam especialmente a qualificação de recursos humanos.
Geralmente não é concluído o 5s nas empresas quando mal implantado, isso acontece porque acreditam que este programa irá resolver todos os problemas, e acabam esquecendo-se de investir no desenvolvimento das pessoas ressalta Abrantes (2007) que enfatiza também que quando o programa da qualidade é bem implementado poderá trazer diversos benefícios.
Aparentemente o 5s é um programa fácil de compreender, mas na prática se apresenta complexidade. Para Silva (2001), o objetivo básico deste programa da qualidade é a melhoria do ambiente de trabalho nos sentidos físicos como na organização geral do espaço físico e mental auxiliando as pessoas a mudar o jeito de pensar para melhorar comportamentos.
Ainda o autor que muitas vezes o 5s é confundido como um programa somente de organização e limpeza como ressaltado por alguns autores ou consultores em cursos, mas este programa é muito amplo sendo necessário trabalho em equipe para atingir os objetivos.
Os cinco sensos possuem o objetivo de melhorar as condições de trabalho, criar um ambiente da qualidade, transformar os seus potenciais em realização para a concretização das atividades, incluindo também saúde física e mental dos envolvidos.
Para Kalkmann (2002), esta metodologia foi criada para desenvolver bons hábitos nas pessoas como os de: higiene, bem-estar, trabalho em grupo, evitar desperdícios e respeito o próximo. Portanto para que este processo seja bem sucedido é necessário educação, treinamentos, disciplina e trabalho em grupo. Ribeiro (1994) afirma que o resultado do programa depende da disciplina para