Logistica
Na Fundamentação Teórica normalmente há um afunilamento do assunto até o ponto específico que compõe o tema do artigo. São reportados e avaliados conhecimentos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes. Também é interessante relatar a que nível de desenvolvimento estão as pesquisas e a velocidade de seu avanço. O escritor também vai dar crédito com maior ênfase a estudos prévios, utilizando-os como base para iniciar uma discussão e contextualizando o tema central do artigo na respectiva área do conhecimento em que ele se encontra.
Normalmente as Fundamentações Teóricas da área da Lingüística tendem a ser mais densas e avaliativas, emitindo juízos de valor. Já em outras áreas, como a Economia ou a Física, as pesquisas prévias são analisadas com mais objetividade e superficialidade.
Alguns movimentos essenciais a uma Fundamentação Teórica:
Estabelecer o interesse profissional no tópico: esse passo consiste numa continuação da contextualização feita na Introdução. No entanto, o foco agora está na área do mercado de trabalho e nos seus respectivos profissionais para os quais a pesquisa é importante.
Fazer generalizações do tópico: normalmente tais generalizações são oriundas do senso comum, ou seja, são informações do conhecimento de grande parte das pessoas. Elas não necessitam de referências para provar sua veracidade.
Citar pesquisas prévias: o escritor vai coletar e relatar alguns autores que tenham contribuído para a evolução das pesquisas até o momento. Tais autores devem realmente ser importantes a ponto de serem citados e terem suas pesquisas mencionadas.
Estender pesquisas prévias: nessa etapa há um desenvolvimento, um maior