logistica
Disciplina Logística Internacional
Prof.
Julliana Faggion
Aula
02 – Impostos, INCOTERMS e Regimes Especiais de Comércio Internacional
Aula Atividade
Objetivo da atividade: Possibilitar aos alunos uma visão acerca dos conceitos relacionados na tele-aula com problemas na logística.
Caro aluno: Em equipes de 2 até 7 integrantes, com a orientação de seu tutor de sala e o auxílio do professor no chat atividade, realizem a leitura do texto abaixo e respondam as questões propostas.
TEXTO DE APOIO
Resolução de Problemas na Logística
O GRANDE PASSO PARA A SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA É OBTER SUA
CONCISÃO E CLAREZA.
Em princípio, considero tão importante e óbvia a afirmação acima que não deveria escrever mais nada para não ofuscar seu brilho. “Um problema sem solução é um problema mal colocado” (Ralph Emerson). Acabei me contentando apenas com a caixa alta, de modo a acrescentar mais alguma coisa que entendo pertinente.
Acho que a primeira vez que ouvi orientação semelhante, ainda estava no primeiro grau e a professora a pronunciou com severa ênfase, embora naquela época nossos
“problemas” se apresentassem de forma relativamente clara. Bem mais tarde, em treinamento com o Prof. Falconi, ao analisar causas e efeitos, é que comecei a entender melhor aquela antiga preocupação e arrisco observar que ao formularmos corretamente um problema, metade dele estará resolvida. Lembro que em PNL, um problema é caracterizado por questionamento, especificidade e contextualização.
Existem casos clássicos de problemas equivocados na raiz. Um bem conhecido é o da necessidade de aumentar a frota de uma empresa que já não esta atendendo a demanda de entregas, e saber se seria correta a expectativa do investimento ser compensador com melhor resultado financeiro. Após seguidos “Por que?” (4 ou 5) e redefinir o problema trabalhando com dados e fatos, a conclusão é que a frota atual estava subutilizada e, com alterações de processos, se