Logistica
Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers
Módulo 4
Logística Apesar de ser um exemplo ruim, as guerras feitas pelo homem ao longo da história tem sido ganhas e perdidas em função da capacidade logística de cada lado do combate. O início do fim da segunda grande guerra aconteceu exatamente no momento em que o exército alemão perdeu sua capacidade de abastecer as linhas de frente, em função do rigoroso inverno russo, ou da maior capacidade dos aliados em prover as frentes no desembarque do dia D. Traduzir as ações dos campos de batalha para as organizações atuais gerou uma nova e moderna abordagem para as organizações obterem vantagens competitivas consistentes e duráveis.
Foto do site “70 anos da Operação Barbarossa” Exército alemão a caminho de Moscou na Segunda Guerra Mundial
4.1. A estratégia da movimentação de materiais O que é logística Logística é a parte do processo da cadeia de suprimentos que PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA com eficiência, a armazenagem, o fluxo de distribuição, o fluxo reverso, serviços e as informações entre o ponto de origem até o ponto de consumo no sentido de atingir o nível de serviço desejado pelo consumidor.
1 Gestão de Suprimentos e Logística
UNIP – 2012/1 - MÓDULO 4
Rodolpho Antonio Mendonça Wilmers
É uma cadeia de processos e ações executadas com eficácia, sucessivamente e/ou em sincronismo, a partir do desenvolvimento de um produto e suportadas por um preciso sistema de controles e um ágil fluxo de informações, com o objetivo de minimizar prazos e dispêndio de recursos e satisfazer as necessidades e aspirações dos investidores, clientes e fornecedores.
Fig. 4.1: Os elementos da gestão logística Logística Inbound considera tudo o que acontece referente ao fluxo de materiais e informações na entrada (lado recursos a serem transformados), cuidando de transporte, recebimento na empresa e procedimentos de estocagem, retorno de embalagens, entre outras atividades. Já a Logística Outbound