Logistica
Resenha escrita por Laudicéia Lisboa
A evolução humana teve vários marcos históricos que favoreceram ao seu desenvolvimento, isso ocorre até os dias de hoje, novidades nos vários segmentos existentes para atender suas necessidades. O artigo “A história dos Transportes” escrito por Enio Trevizani (2010), tem como foco relatar a trajetória dos meios de alguns transportes existentes.
O primeiro tipo de transporte relatado pelo o autor o “trenó”, tendo como base provas surgidas na Finlândia (Europa). Tendo a percepção da utilidade da força animal bem como sua facilidade de adestração, tornou possível a sua utilização no transporte de carga, contribuindo com esse desenvolvimento a invenção da roda tornando pequenos caminhos em grandes estradas, tendo uma visão estratégica os persas e os romanos, se beneficiaram construído estradas para facilitar o seus impérios. O surgimento de estradas trouxe também alguns dilemas, necessitando assim criar regulamentação de tráficos e sinalizações. O grande fluxo obrigou o surgimento de grandes estradas já que os meios de transporte estavam em alta na Europa toda, ainda mais com o fim da “Guerra dos Cem Anos”, esse aumento foi ainda maior, dessa forma criou-se o primeiro mapa de caminhos.
Segundo o autor um dos percursores do trem teria sido o padre jesuíta belga, Ferdinand Verbiest, motivado pelos avanços nos transportes, criou uma máquina autopropulsora a vapor em 1681 em Pequim, a ferrovia se destacou até o fim do séc XIX, já que esse meio de transporte se tornava mais barato e cômodo. Anos depois em 1863 chega o primeiro metrô em Londres, essa criação teve como objetivo reduzir o tráfego pelas ruas, sua diferença entre o trem, era o fato de ser por baixo da terra. Os ônibus tiveram seu aparecimento em 1826 na França onde um ex-oficial do exército estruturou a ligação do centro da cidade a periferia.
A história dos navios é bem antiga cerca de 5.000 anos atrás no ocidente com o surgimento do Barco