Logistica
Toda empresa visa a maior rentabilidade, e são desafiadas diariamente a operar e forma eficiente e eficaz para manter vivo seu negócio. Em todo processo produtivo envolve um grande fluxo de materiais, esses materiais vão desde matérias para consumo próprio, insumos e matérias-primas, até o produto final. A logística entra como braço direito das empresas, na hora de adquirir, movimentar, armazenar e entregar esses materiais. A função da logística é gerar valor para o cliente ao menor custo possível, é uma competência que interliga as empresas aos seus cliente e fornecedores.
2.2.1 Conceito
É o processo de organizar, planejar, executar de forma eficiente o armazenamento e a distribuição de materiais, dentro de tempo hábil determinado pelos clientes, com menores custos, e ainda garantindo a qualidade do produto.
A logística é o processo de planejar, implementar e controlar, de forma eficiente e econômica, o fluxo de suprimentos e produtos, a armazenagem e o fluxo de informações correspondentes a todo o sistema desde a origem ao destino final, objetivando o atendimento às necessidades dos clientes (DIAS, 2005).
2.2.2 Componentes da logística
A logística é responsável pela integração de materiais e informações, desde a criação e planejamento do produto, á negociação com fornecedores, produção, armazenagem, distribuição e transporte. A melhor forma de atingir o objetivo principal das empresas que é reduzir custos, temos que considerar os complementos da logística que são a gestão de estoque, armazenagem, distribuição. Esses componentes dão suporte ás atividades da empresa, de forma á maximizar a produtividade e a riqueza da organização.
2.2.2.1 Gestão de Estoque
É o sistema responsável pela gestão econômica dos estoques, isso contribui para a redução de danos e prejuízos pela falta de controle e má administração dos seus pertences. Essa gestão controla a movimentação e os destinos dos produtos pelos canais de distribuição, de