Logistica
Peter Wanke, M.Sc. Introdução O objetivo deste artigo é apresentar um conceito que está permitindo diversas empresas competirem eficientemente na cadeia de suprimentos, através da integração de processos de produção e logística, de modo a minimizar o custo total para um determinado nível de serviço - o posicionamento logístico. Atualmente, existem diversos motivadores que levam a uma crescente busca pela integração das operações de produção e logística, no âmbito da cadeia de suprimentos.
1. Pressão para reduzir os níveis de estoque, em função dos elevados custos de aumentando a disponibilidade, tendo em vista a crescente exigência dos clientes nos últimos anos. 3. Pressão para customizar em massa, ou seja, oferecer para uma grande variedade de clientes produtos desenhados exclusivamente para atender suas necessidades específicas, ainda como reflexo das crescentes exigências nos últimos anos. Uma estratégia de posicionamento logístico é composta por cinco categorias de decisão que devem ser articuladas e coerentes entre si ao longo do tempo, de modo a permitir uma empresa alcançar seus objetivos de custo e nível de serviço.
2. Pressão para agilizar o atendimento ao cliente, reduzindo o prazo de entrega e
oportunidade de manter estoques.
1. Coordenação do fluxo de produtos: o fluxo de produtos deve ser puxado, ou 2. 3. 4.
5.
seja, acionado pelo elo que está mais próximo ao consumidor final ou empurrado, ou seja, coordenado pelo elo que está mais próximo do fornecedor inicial? Política de produção: uma empresa deve produzir para estoque, com base em previsões de vendas futuras, ou produzir contra-pedido, atendendo sempre a demanda real apenas no momento que o cliente coloca o pedido? Alocação de estoques: os estoques devem estar centralizados num único local, ou descentralizados por várias instalações? Política de transportes: uma empresa deve operar