Logistica
Operações, Produção e Logística
: A operação, ou manufatura, tem se tornado, nos últimos anos, em uma espécie de commodity. Muitas empresas terceirizam suas produções, entendendo que o desenvolvimento e o projeto, que vêm antes, e a comercialização e o cliente, que vêm depois, são estratégicos e cuidam diretamente deles, enquanto a produção pode ser "encomendada". Não há, evidentemente, consenso a esse respeito. De qualquer forma, estando dentro ou fora da estrutura e/ou do espaço físico empresarial, a operação é o pulmão do negócio e onde a Gestão de Pessoas encontra seus desafios mais agudos e recorrentes em termos de motivação, carreira, etc., tendo em vista o foco central em eficiência, em geral trabalho árduo e repetitivo. Todo o esforço e competência da área de comercialização vão "por água abaixo" se a operação não assegura a tempo e hora - com qualidade e custos competitivos - os produtos da empresa.
A globalização traz a o mercado uma grande competitividade entre as empresas de maneira que estas para que permaneçam produzindo e vendendo seus produtos devem garantir alem da qualidade uma boa administração de seus recursos de maneira eficiente. Desta maneira cadeia de abastecimento se torna um tema de grande preocupação dentro das organizações.
A cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitam que o produto chegue ao cliente de maneira a satisfazer suas necessidades no momento em que esta existir, assim garantido o fluxo de todas produtos envolvidos nesta cadeia assim esses processos devem ser integrados com todos processos envolvidos como distribuição física, administração de estoque, modo de transporte, relacionamento com fornecedores e clientes, contabilidade, finanças, fluxo de informações, estimativas, ou seja, comprar, vender, produzir e distribuir.
A empresa deve ter seus objetivos e necessidades definidas, para que a administração possa o que alinhar de maneira estratégica os