Logistica
PROBLEMA: VANTAGENS E DESVANTAGENS.
Muito tem sido falado sobre logística a partir da década de 90, apesar da logística, como área de atuação e conhecimento humano, existir a muito tempo. A literatura tradicional na área chama atenção para sua origem militar, bem como para sua importância desde antiguidade, a competência em processos logísticos muitas vezes determinou o sucesso ou decadência de muitos impérios estudados nos livros de história, Fleury et al.
(2000 p.27), ainda destaca como um paradoxo por ser uma atividade econômica secular, como mencionado acima, e também um conceito gerencial muito moderno. Dentro deste contexto estaremos demonstrando, relacionando e destacando que os custos de armazenagem e o custo de estoque vêm sofrendo um incremento contínuo nos últimos três anos, devido à necessidade de melhorar os níveis de atendimento a cliente e a variedade de produtos em um mercado de hipercompetição, nesta ideia global em que vivemos. Segundo Leite (2003, p35) em 1994foram lançados 20.076 novos produtos.
2
Nos Estados Unidos. Comparados aos 1.365 lançados em 1970, representado um crescimento de 1370% neste período, a velocidade de lançamento de produtos é uma das características da competitividade das empresas modernas. Ainda segundo Leite (2003) essa verdadeira “corrida” de lançamentos é imposta pela redução sistemática dos ciclos de vida mercadológicos dos produtos, devido a fatores como moda, status e novas tecnologias etc., encontrando-se exemplos de produtos em que o tempo de elaboração do projeto e de sua realização é maior do que o ciclo de vida do produto. Adiciona-se uma complexidade gigantesca na gestão de inventários ao longo da cadeia de suprimentos, sugerindo uma constante gestão de mudanças. Como alternativa a estas dificuldades esta sendo proposto criar oportunidades de redução de custo na armazenagem, através da eliminação das perdas determinadas por Ohno (1996) comentadas nesta coluna em edições anteriores e