Logistica
Manoela Faria, nº 100322041;
Márcia Ribeiro, nº 100322009;
Miriam Simões, nº 100322029;
Miriam Antão, nº 100322011.
Macroeconomia
Escola Superior de Ciências Empresariais
Índice
Definição de Economia 3 Macroeconomia e Microeconomia 4 Economia normativa e Positiva 5 Circuito EconómicoPapel do Estado 6 Papel do Estado 8 Custo de Oportunidade 11 Externalidades e Bens Públicos 12 Ciclos económicos 13 Grandes variáveis Macroeconómicos 15 A moeda e o Sistema Monetário 18 Modelo Keynesiano 19 Contabilidade Nacional 21 Políticas Macroeconómicas 24 Orçamento do Estado 27
Definição de Economia
Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, economia pode ser definida como uma ciência que se dedica ao estudo da forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e a forma como estes são distribuídos.
Esta definição engloba duas questões fundamentais: a ideia de que os bens são escassos, o que significa que os recursos disponíveis não são suficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos dos indivíduos e, por outro lado, a ideia de que a sociedade tem de gerir os recursos de que dispõe de forma eficiente, isto é, encontrar formas de usar os recursos de modo a maximizar a satisfação das suas necessidades.
Quanto a John Stuart Mill definiu a economia como “ciência prática de produção e distribuição de riqueza”. Para este, a riqueza é definida como o stock de coisas úteis.
Definição comum: 1- Ciência que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, e a repartição de rendimentos 2- Conjunto de actividades desenvolvidas pelo homem para desenvolver os bens e serviços indispensáveis à satisfação das suas necessidades 3- Aproveitamento eficaz de recursos 4- Moderação nas despesas, poupança 5- Do grego: boa administração ou ordem da casa.
Macroeconomia e Microeconomia
A Economia é uma ciência do mundo, mas esta divide-se em