Logistica verde - Reciclagem de vidros
Introdução
Neste Trabalho temos como objetivo, definir o que é logística verde, suas diferenças da logística reversa e sua importância no cenário empresarial.
Vamos mostrar um pouco da produção de vidros, seu reaproveitamento e como são falsificados os perfumes no Brasil.
Iremos também sugerir um pequeno projeto para o reaproveitamento de frascos de vidros de perfumes da Natura Cosméticos S/A.
5
1.Produção de Vidro
O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, ou seja, sem estrutura cristalina, obtida através do resfriamento de uma massa líquida a base de sílica (Areia).
O Brasil produz em média 890 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Os Estados Unidos produziram 10,3 milhões de toneladas em 2006 sendo o segundo material em massa mais reciclado, perdendo apenas para os jornais.
O principal mercado para recipientes de vidros usados é formado pelas vidrarias, que compram o material de sucateiros na forma de cacos ou recebem diretamente de suas campanhas de reciclagem. Além de voltar à produção de embalagens, a sucata pode ser aplicada na composição de asfalto e pavimentação de estradas, construção de sistemas de drenagem contra enchentes, produção de espuma e fibra de vidro e bijuterias.
6
2.Reciclagem
A Reciclagem do vidro é o processo pelo qual o vidro é basicamente derretido e refeito para sua reutilização.
O vidro é um material ideal para a reciclagem e pode, dependendo das circunstâncias, ser infinitamente reciclado.
Nos sistemas de reciclagem mais completos, o vidro bruto estocado em tambores é submetido a um eletroímã para separação dos metais contaminantes.
O material é lavado em tanque com água, que após o processo precisa ser tratada e recuperada para evitar desperdício e contaminação de cursos d'água. Depois, o material passa por uma esteira ou mesa destinada à catação de impurezas, como restos de metais, pedras, plásticos e vidros indesejáveis que não tenham sido retidos. Um