Logistica Em Pernambuco
O segmento da logística tem sofrido grandes transformações nos últimos 20 anos em todo o mundo. Devido à globalização, a logística de muitos países que ainda estava voltada para o mercado interno teve que se modernizar e ampliar sua área de atuação. O Brasil não foi exceção à regra
Por mais que seja comum se ouvir afirmar que os países subdesenvolvidos ainda estão 15 anos aquém da logística moderna, com a globalização tecnológica, se pode encurtar muito esta diferença. Hoje, no Brasil, muitas empresas que atuam como servidores logísticos, operadoras e transportadoras, já dispõem de tecnologia de primeiro mundo.
Muitas delas, inclusive, estão instaladas em Pernambuco, no Pólo de Jaboatão, que tem se desenvolvido com grande velocidade nos últimos anos, tornando-se um dos principais do país. Não é à toa que importantes empresas do setor logístico estão buscando o Estado para fincar bases de operação. Infra-estrutura - Diversos fatores contribuíram para o boom da logística pernambucana.
A começar pela localização privilegiada. O Pólo de Jaboatão, ou da Muribeca, como também é conhecido, está estrategicamente posicionado num ponto de confluência entre a BR-101 Norte e Sul, e também próximo ao aeroporto e ao Porto de Suape. Num raio de 900 km de Fortaleza a Salvador, onde se concentra mais de 80% do PIB nordestino, Recife encontra-se no epicentro. Estamos também próximos de portos como o de Nova Iorque (EUA), Roterdã (Holanda) e Durban (África do Sul), sendo este último ponto de passagem para a Ásia.
Outros dados que dão ênfase a posição geográfica de Recife:
Pernambuco fica a 300 km de:
4- capitais
2- aeroportos internacionais
3- aeroportos regionais
4- portos internacionais
12 milhões de pessoas e mais de 35% do PIB do NE
A 800 km de:
6- capitais
4- aeroportos internacionais
5- portos internacionais
Porto fluvial
20 milhões de pessoas e 90% do PIB do NE
Além da localização, Pernambuco é