Logistica em eventos
A realização de grandes eventos é sempre um processo complicado logístico, porque quando se juntam milhares de pessoas num local, há que assegurar toda a infraestrutura necessária para satisfazer as suas necessidades, bem como coordenar o programa proposto que, afinal, é o motivo que junta todas essas pessoas.
Regra geral escolhem-se locais que detêm estruturas pre-existentes, ou que facilmente se adaptam, mas existem eventos que devido à sua «natureza» fogem desses locais, tornando a sua organização um processo extremamente complicado e onde parece estar tudo por fazer.
Comum a todos os eventos musicais está o facto de os níveis de eficácia exigidos serem sempre os mais altos, e que o sucesso ou não destes depende numa grande parte de uma muito boa logística(Logística, 2007).
Logística da Dimensão
Figura 2. Evento musical em "recinto fechado".
A dimensão do evento musical a realizar é sem dúvida um dos aspectos mais importantes e determinantes para o sucesso deste, dependendo do tipo de evento os problemas logísticos podem ser os mais diversos. Evento musical em "recinto fechado": O chamado "recinto fechado" é um local em que os eventos musicais não acontecem ao ar livre, normalmente estes espaços são infra-estruturas construídas de raiz ou adaptadas propositadamente para a realização dos mais diversos tipos de espectáculos, em que neles, ao contrário dos recintos abertos, problemas como iluminação, condições de higienee saneamento, alimentação ou acessibilidades são à partida facilitados, pois estes estão preparados para satisfazer as mais diversas situações. Estes recintos são locais pontuais, que são alugados para eventos que normalmente acontecem apenas num dia, com tempo limitado de horas e apenas suportam uma actividade de cada vez(HOMEPAGE, 2006).
Problemas logísticos
Nos eventos musicais o