Logisitica e Gerencia de Operações
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
LOGISTICA E GERENCIA DE OPERAÇÕES
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
16/06/2013
Primeira Parte:
1. Qual foi o principal problema da Engemix? Justifique.
O principal problema da Engemix, na realidade, é que ela trabalha com um produto altamente perecível (3h) e que não pode ser reaproveitado. Adicionalmente, seu mercado consumidor não pode ser controlado ou manipulado, pois depende de condições adversas como cumprimento de cronogramas, condições climáticas, transito, etc. Todos estes fatores combinados com o modelo de negócio da Engemix, onde os pedidos eram coletados por uma central de atendimento para agendamento de pedidos e subsequente despacho de programações a cada uma das centrais de dosagem de concreto espalhadas pelas diversas áreas a serem atendidas pela empresa, deixavam a companhia em uma situação de risco para o negócio.
2. Quais as mudanças introduzidas? Justifique.
A Engemix, após uma longa e exaustiva procura, e, após uma análise das possibilidades disponíveis, como interferir diretamente na operação de seus clientes, optou por implantar um sistema informatizado de logística que a levou a estabelecer uma nova sistemática de operação entre ela e seus clientes. Este sistema, alimentado por diversas fontes, entre recursos humanos, transito, contratos, receitas de concreto e restrições de atendimento como mapas de ruas e posicionamento geográfico dos caminhões permitiu otimizar a entrega dos pedidos.
O novo sistema, pioneiro em SP, é o único a ser 100% on line. Ele permite aumentar o índice de acerto de entrega de pedidos pela maximização dos ativos ao permitir melhor roteiros de entrega e melhor utilização da capacidade das centrais e dos veículos. Este novo sistema promoveu uma mudança de paradigmas ao permitir mudar de uma programação diária das unidades para uma consolidação na Central Engemix de Logística.
3.