Logica Fuzy

861 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

A lógica fuzzy surgiu com base na Teoria de Conjuntos Fuzzy, no ano de 1965, em que a primeira vez foi usado o termo “lógica fuzzy” na publicação feita por Lotfi A. Zadeh nos Estados Unidos. O termo em inglês “fuzzy” traduzido, tem o significado como algo vago, indefinido, incerto. Mas traduzido para o português os termos mais utilizados na área de inteligência artificial são nebuloso ou difuso. A lógica fuzzy trata de um raciocínio que busca classificar em números uma determinada realidade ou situação, que trabalha com muitas variáveis incertas e vagas, afim de facilitar o trabalho ou manipulação dos computadores. A lógica fuzzy é considerada imprecisa, pois trabalha com aproximações de dados vagos. Através de uma determinada regra, que varia para qual fim a lógica fuzzy é utilizada, os dados coletados caracterizados como incertos são analisados de acordo com a regra implementada e aproximados por números para possibilitar a interpretação das máquinas e computadores. Comparando a lógica fuzzy com relação á lógica clássica, a lógica fuzzy apesar de ser imprecisa, contrário da lógica tradicional, ela reporta muito mais informações não estando restrita ao verdadeiro e falso. Isso permite que a lógica fuzzy descreva um determinado fato com muito mais detalhe e gradual, reduzindo assim a perda de informações, que consequentemente estará mais coerente possível com a realidade em questão.
E hoje a lógica fuzzy se tornou uma tecnologia padrão, que vem sendo aplicada na área de desenvolvimento industrial, ciências ambientais e até na área de negócios e finanças.

CONJUNTOS FUZZY

A teoria dos Conjuntos Fuzzy diz que dado um determinado elemento que pertence a um domínio, é verificado o grau de pertinência do elemento em relação ao conjunto. O grau de pertinência é a referência para verificar o quanto “é possível” esse elemento poder pertencer ao conjunto. O grau é calculado através de uma determinada função que retorna geralmente um valor real

Relacionados

  • Logica Fuzy
    4695 palavras | 19 páginas
  • Ia Logica fuzy
    1932 palavras | 8 páginas
  • Fuzzi PID 1087
    3734 palavras | 15 páginas
  • Logica
    16682 palavras | 67 páginas