Logica de programação
Um bloco de instruções é um conjunto de comandos com uma função definida. O algoritmo é formado de um ou mais blocos de instruções. O bloco de instruções também define os limites para o conhecimento de constantes e variáveis. Uma constante ou variável definida em um bloco só será conhecida dentro deste.
Para delimitar um bloco utilizamos os comandos início e fim. Exemplo:
início inteiro: nota1, nota2; /* declaração das variáveis * / imprimir ("Entre com a primeira nota :"); ler (nota1); imprimir ("Entre com a segunda nota :"); ler (nota2); imprimir ("A soma das duas notas é ", (nota1+nota2)); fim Estrutura básica de um algoritmo
O algoritmo como um todo é um bloco de instruções, então deve ser delimitado pelos comandos início e fim.
As constantes e variáveis devem ser declaradas no início.
Os comandos são executados sequencialmente de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim, devem ser escritos nesta sequência.
Cada comando deve terminar com ; (ponto-e-vírgula).
Abaixo segue um modelo da estrutura básica de um algoritmo:
início /* declaração das constantes e variáveis*/ inteiro: var1, var2; real: var3; caracter: nome;
/* comandos */ comando 1; comando 2; comando 3; .......... .......... .......... comando n; fim Observe que os comandos delimitados por início e fim estão avançados de dois espaços. Isto será muito utilizado pois facilita o entendimento do algoritmo.
Primeiros algoritmos
Abaixo seguem três algoritmos. Como você está iniciando (é o que suponho) analise-os com cuidado para entender a coisa.
Média aritmética entre quatro notas
início /* Declaração das variáveis */ real: nota1, nota2, nota3, nota4, soma, media; /* Comandos * / /* Entrada de dados */ imprimir ("Entre com a primeira nota :"); ler (nota1); imprimir ("Entre com a segunda nota :"); ler (nota2); imprimir ("Entre com a terceira nota :"); ler