Logica De Programa O
Fisicamente, o computador não é mais do que um conjunto de componentes elétricos, mecânicos e eletromecânicos capazes de processar informações, portanto todo e qualquer sistema de computação são compostos de componentes físicos e lógicos.
Esses componentes são conhecidos como:
HARDWARE são partes mecânicas, elétricas e eletrônicas.
SOFTWARE são métodos, procedimentos, normas e documentação necessários ao funcionamento da parte física.
Unidade Central de Processamento - O processador é o cérebro do computador, o componente que calcula operações de lógica binária (adição, subtração etc.), lê e escreve informação na memória do computador e que diz aos outros componentes o que fazer.
Dispositivos de Entrada e Saída - As unidades de entrada de dados realizam a interface entre homem e máquina, exemplo: o teclado, o mouse etc.
Já as Unidades de saída de dados devolvem a informação processada entre a máquina e o homem, exemplo: a impressora, o vídeo etc.
Programas (software) - Apesar de não terem qualquer tipo de implementação física, os softwares dão vida aos diversos componentes do computador e os fazem trabalhar para um fim comum.
Isto só é possível, através de instruções específicas de operação agrupadas em unidades lógicas ou programas.
Unidades de Memória - É o principal local de operação do computador, pois armazena toda a informação associada ao programa a ser executado
A memória interna ou principal tem alta velocidade de acesso e é o centro de todas as atividades no computador. Ela armazena temporariamente toda a informação que o computador precisa.
A memória é dividida em pequenas unidades ("palavras") cada uma com endereço único.
As primeiras máquinas usavam válvulas biestáveis e depois passaram a usar núcleos magnéticos, atualmente utiliza-se memórias semicondutoras.
As memórias utilizam o Sistema Binário: 1(ligado) e 0 (desligado) e tem como finalidade armazenar instruções e dados para a realização de uma determinada