log geradora
Logística reversa como atividade geradora de vantagem competitiva ao canal de distribuição de alimentos refrigerados
Gisele de Lorena Diniz Chaves (UFSCAR) gisele@dep.ufscar.br
Rosane Lúcia Alcântara Chicarelli (UFSCar) rosane@mail.dep.ufscar
Resumo
O presente trabalho pretende demonstrar as possibilidades estratégicas de utilização da logística reversa nas empresas. Em essência, discuti-se a relevância da interação da implantação de atividades de logística reversa e do marketing de relacionamento para a obtenção de vantagem competitiva pelas empresas. Ressalta-se o interesse especial na temática na cadeia de distribuição de alimentos refrigerados. Como tendência de mercado, fruto da concorrência, é colocada a necessidade de diferenciação no nível de serviço oferecido pelas empresas, visando a satisfação e a manutenção de seus clientes. A falta de uma vantagem competitiva sustentável para definição de uma posição estratégica na indústria, torna uma empresa vulnerável aos padrões competitivos impostos pelo mercado.
Devido à elevada importância e às particularidades do setor, a cadeia de distribuição de alimentos refrigerados deve valorizar estratégias que visam alcançar vantagens competitivas sustentáveis através de ações que provoquem melhorias no serviço oferecido.
Palavras-chave: Logística Reversa, Vantagem Competitiva, Canal de Distribuição.
1. Introdução
Desde o início da civilização, o homem faz uso da integração entre transporte, estoques, armazenagem, manuseio de materiais e informações. A logística não é uma atividade recente.
No entanto, seu estudo como ferramenta gerencial e a implementação das melhores práticas ganhou força nos últimos anos devido ao elevado nível de competição entre as empresas imposto pelo mercado. A capacidade da logística em criar valor para o cliente fez com que a atividade cumprisse um papel essencial na otimização dos recursos e na