ljlhk

300 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
LUCIANO SATO BONDEZAN
CORÉIA
RODRIGO LIMA E VOCÊ

PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS II

São Paulo, 2013.

Acidente com Asa Rotativa

Ocorrência: Acidente
Aeronave: PT-HOQ
Modelo: Bell 206B
Data: 27/04/2006

Histórico da Ocorrência
Por volta de 13h 40min, o helicóptero decolou do Campo de Marte (SBMT), com um piloto e dois passageiros, a fim de realizar inspeção de uma rede elétrica dentro da cidade de São Paulo.
Durante o voo, às 14h, a aeronave desviou de sua rota, dando indícios de que estava tentando realizar um pouso de emergência. A mesma colidiu contra o telhado de um prédio. Após o impacto, a aeronave incendiou-se e explodiu, sendo os destroços arremessados em via pública.
O piloto e os dois passageiros faleceram no local. Houve perda total da aeronave.

Fatores Contribuintes: Aspecto Operacional
Manutenção da Aeronave – Contribuiu.
Durante a revisão geral do motor, ao ser montada a turbina não foram instalados os “Slabs Head Bolts”, conforme determina o manual da Rolls-Royce, afetando a concentricidade dos rolamentos, provocando a vibração do motor que gerou a fadiga e ruptura do “Spur Adapter Gearshaft”.
Ao passar pelo banco de provas a vibração foi detectada, porém o motor foi liberado sem que houvesse uma solução adequada para o problema da vibração.

Supervisão Gerencial – Contribuiu.
O inspetor de manutenção não identificou que o executor dos serviços não havia instalado os “Slabs Head Bolts”.
O inspetor do banco de provas e o responsável pelo controle de qualidade não assinaram a ficha de liberação do motor, bem como não identificaram que o motor havia sido liberado sem uma solução para o problema.

Relacionados