ljhgiuguiuiuig
267 palavras
2 páginas
O que é: É a demonstração contábil destinada a evidenciar, de forma concisa os dados e as informações do valor da riqueza gerada pela entidade em determinado período e sua distribuição. A DVA está integrada por sua importância junto às outras demonstrações, já anteriormente obrigatórias como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. Para que serve: O objetivo dela é demonstrar o valor da riqueza gerada pela empresa e sua distribuição entre os diversos membros da sociedade que com ela interagem, como, funcionários, fornecedores, acionistas, etc. Essa riqueza é definida como a diferença entre as vendas e insumos adquiridos de terceiros, além de considerar a depreciação e o recebido em transferência, aqueles produzidos por outras entidades, mas transferidos à empresa, tais como dividendos e equivalência patrimonial – MEP. Um ponto interessante é interface da DVA com o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto). Há algumas diferenças conceituais e temporais no PIB da DVA e no econômico. Os números da DVA são provenientes essencialmente da DRE, porém alguns valores capitalizados, além dos dividendos / JCP (D – Reservas) também são incluídos na DVA.
As importâncias das informações da DVA são para:
- Analisar a capacidade de geração de valor e a forma de distribuição das riquezas de cada empresa;
- Permitir a análise do desempenho econômico da empresa;
- Auxiliar no cálculo do PIB e de indicadores sociais;
- Fornecer informações sobre os benefícios (remunerações) obtidos por cada um dos fatores de produção (trabalhadores e financiadores - acionistas ou credores) e governo;
- Auxiliar a empresa a informar sua contribuição na formação da riqueza à região, estado, país, etc. em que se encontra instalada.