Lições de um empreededor
Flavio Augusto da Silva fundou a rede de ensino de idiomas Wise Up, em 1995. O Negócio que começou com 20 mil do cheque especial, foi vendido no ano de 2013 por R$ 877 milhões para o Grupo Abril. Tamanho sucesso faz com que o empresário seja sempre lembrado quando o assunto é Empreendedor de sucesso.
Agora, o empresário parte para novos desafios, investiu cerca de 110 milhões de dólares na compra de um time nos Estados Unidos, o Orlando City. A crescente do esporte no país, seguido da alta média de público chamaram a atenção de Flávio que contratou o ídolo brasileiro, Kaká, para jogar na Major league Soccer. Hoje a marca Orlando City esta avaliada em 300 milhões de dólares, o que mostra sua grande visão de mercado.
Em entrevista a Seiti Arata, Flávio Augusto destaca algumas lições para ser um bom empreendedor:
Ter coragem para correr riscos: O medo é uma barreira maior que a falta de capital para abrir uma empresa. Ou seja, se o empreendedor não tiver coragem, nenhum negócio sai do papel.
Ser protagonista: Nunca deixar de lado o protagonismo. Devemos nós mesmos escrever nossa história, não delegar essa função a outra pessoa.
Ver o que os outros não veem: Para ser um empreendedor de sucesso é preciso que tenha visão de negócio, enxergar as tendências ou oportunidades, se antecipar aos demais.
Mudar os hábitos: Em algum momento será preciso ter humildade e revisar a própria vida, pois não dá para construir um prédio em cima de entulhos.
Não deixar o sucesso subir a cabeça: Um dos grandes desafios do empreendedor é manter a essência. Não se esquecer de quem realmente é você. A conta bancária não determina valor.
Assumir a responsabilidade: Não transfira para alguém a razão de seu próprio fracasso. Nós somos responsáveis pelo que fazemos, pois o que estamos colhendo agora é resultado do que foi plantado em anos anteriores.
Nada é impossível: Quem quer ter o controle de sua história, sabe que é