lixo reciclaves
Tarifa, Marcelo Resquetti. Contabilidade de entidades diversas:ciências contábeis VII. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2010.
Garcia, Regis Contabilidade social e ambiental/Regis Garcia. São Paulo.Pearson Education do Brasil, 2013.Regionalizando:
Paralisada desde 2008, a única ONG de associação de catadores de materiais recicláveis de lixo em Linhares (ACARLI) voltou à ativa no ano de 2012 e ajuda no funcionamento do (CRIAR) Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação, localizada no bairro Aviso em frente ao SENAI em Linhares.
A associação organiza e fortalece os catadores que trabalham no centro de reciclagem de lixo. O objetivo é desenvolver, implantar e colocar em operação um sistema inovador de coleta seletiva e reciclagem do lixo, no município e também objetiva benefícios sociais aos catadores cadastrados. O programa inicialmente contará com cerca de 30 catadores assistidos pela Secretária de Assistência Social do Município, todos registrados no sistema único de assistência social do programa bolsa família do governo federal e todos os benefícios que o sistema proporciona. Com investimento total de aproximadamente R$ 200 mil reais, o CRIAR instituiu, na cidade, uma moderna central de triagem, em espaço de 2700 m2 cedido pela prefeitura de Linhares, onde todo o material coletado em pontos de entrega voluntária (PEVs) – espalhados por pontos estratégicos. A ONG Doe seu lixo fará a gestão dos catadores, cuidando das atividades administrativas na central de triagem e da remuneração dos catadores em cooperativa. O programa busca reduzir o volume de resíduos que hoje e encaminhado para estação de transbordo e aterros sanitários , e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do município e dos catadores.
O Projeto CRIAR é um marco histórico para Linhares porque nasceu de um movimento forte e espontâneo, e conta com a parceria