lixo em sp
Acompanhado da evolução da humanidade, o lixo gerado hoje é o reflexo oculto do desenvolvimento industrial, humano, tecnológico, entre outros. Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Colocando seu lixo na rua para o lixeiro recolher, ou jogando em terrenos, o homem resolve seu problema individual. Com o espaço cada vez menos nas cidades, e o crescimento populacional desenfreado o lixo deve ser considerado pauta social nas cidades.
Na sua definição os resíduos sólidos, considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem serdescartados ou eliminados. O surgimento dos resíduos que não fossem de origem corporal, ou restos de alimentos, começou com o fim do movimento nômade da humanidade, com o surgimento da agricultura, da fala, e ferramentas complexas que até então, era a inovação tecnológica mais avançada do planeta. Demandas por moradia, limpeza, entre outros, a cada inovação surgia também um novo tipo de resíduo sólido.
Com o surgimento de lixos nunca gerados antes, o homem foi se diferenciando de outros animais que apenas geram lixos orgânicos. Com o passar do tempo a geração de lixo caminhou ao lado do desenvolvimento da humanidade, o ponto crítico veio com a Revolução Industrial iniciada no séc.XVIII, na Inglaterra e espalhada por todo mundo, com o avanço industrial tornou-se que o crescimento populacional tomasse formas exponencial, junto com a produção de resíduos. Perdeu-se o sentido de fabricação à mão, O que antes era feito com mãos utilizando ferramentas passou a ser feito com máquinas, e em massa, sem se aplicar o conceito de durabilidade máxima aos produtos.
Neste contexto, no século XX com o desenvolvimento do uso do petróleo , surgiram os polímeros sintéticos que inauguraram uma nova classe de resíduos sólidos, e mais do que isso, inauguraram uma mudança cultural profunda, que aceita a descarte e não a reparação dos objetos, aumentando ainda mais a