Lixo eletrônico
O que é lixo Eletrônico, o descarte, a poluição provocada no meio ambiente, onde jogar, a coleta e a reciclagem do lixo tecnológico.
Definição
O lixo eletrônico ou resíduo eletrônico é composto por resíduos de peças e equipamentos eletrônicos obsoletos provenientes de descarte de TVs, celulares, computadores, tablets, geladeiras, microondas, impressoras, receptores de antena, roteadores, relógios, maquinas fotográficas e outros. Provocam sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana por serem compostos por metais e substâncias tóxicas. Este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Problemas causados pelo descarte inadequado
Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna ultrapassado. O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente.
Estes equipamentos possuem substâncias químicas (mercúrio, cádmio, chumbo, lítio, níquel, zinco, cobalto e compostos de bióxido de manganês, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação do solo e água.
Além de contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
Os danos causados pelos componentes tóxicos são diversos. As principais doenças que podem ser causadas pelos elementos mais comuns encontrados nos eletrônicos que usamos no dia-a-dia:
Chumbo – prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.
Cádmio – é um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e ossos o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.
Níquel-causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.
Mercúrio-prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.