lixo eletronico
A definição
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Com a velocidade que o desenvolvimento tecnológico vem avançando o lixo eletrônico tem aumentado muito, causando sérios danos ao meio ambiente, uma vez que os equipamentos eletrônicos são fontes de metais pesados, tóxicos e altamente poluentes.
Com o avanço da tecnologia...
Impactos...
mercúrio, cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos como os BFRs (Brominated Flame
Retardants). Em contato com o solo, os metais pesados contaminam o lençol freático; se queimados, os
BFRs liberam toxinas perigosas.
Portanto, a manipulação e processamento dos REEE, de forma incorreta e desprotegida, contamina os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente à sua volta.
REEE: Resíduos de Equipamentos
Eletro Eletrônicos
Novidades
O Lixo eletrônico está sempre a nossa volta, mesmo que nós não percebamos, cada dia é uma novidade:
Ontem foi inventado o Galaxy Y, amanhã já é o novo iPod 5, e jogamos o galaxy fora, mas não refletimos: Para onde vai esse lixo? Posso jogar em qualquer lugar?
Descarte Correto
- Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
- Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
- Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que
precisam.